4 de março de 2011

Carnaval equivocado

Ontem lancei uma enquete no Twitter e no Facebokk para saber o que a galera das redes achou da decoração de carnaval de Volta Redonda. Fiz isso porque descobri, por vários comentários aqui e ali, que havia insatisfações pipocando por todos os cantos.

E não deu outra. Esse negócio de pendurar personagens da Disney pelas ruas da cidade ficou engasgado na goela de muita gente.

Está certo que em muitos municípios, como não há profissional especializado para conceituar, criar e projetar uma decoração, pesquisa-se o que há disponível de mais barato no mercado e pronto. E neste caso, meus amigos, o resultado mais esperado é o erro. É prefeitamente compreensível tal recurso, mas uma pequena dose de bom senso evitaria um equívoco tamanho, como no caso de Volta Redonda.

E muita gente, claro, não gostou, ou, no mínimo, achou esquisito. Leia abaixo os melhores comentários a respeito:


No Twitter:

@jairdeassis A PMVR tá mesmo sem noção !

@fernandodebarro: Por mim nao haveria nenhuma decoraçao.

@jadermattos: Nem vi ainda, mas detestei.

@sibucs: hehe! acho que quem criou aquilo tava com preguiça de botar a cuca pra funcionar! Qualquer estágiário em comunicação faria melhor!

@sibucs: Na boa... cadê as raízes do carnaval? ah tá, foi uma pesquisa que eles fizeram. Entendi. Tudo começou na disney! saquei! :D

@renancury: Muito bonita, se eu não fosse brasileiro.

@Carol_AOX: Eu queria mesmo poder viajar para a Disney neste carnaval, mas nem em meus piores pesadelos imaginei que a Disney viria até mim.

@flavinharesende: Pitoresca! Como assim Disney?! Estamos no Brasil sil sil!

@PaulinhaaaCOSTA: quase confundi com dia das crianças essa decoração de 'carnaval' de volta redonda!

@genislene: Eu acho que sou meio tonta... qdo vi a decoração perguntei pro meu marido: Pq enfeitaram a cidade de Disney? E ele me disse que os enfeites eram de Carnaval... nossa, não liguei uma coisa a outra....

@diaswendel: eu pensei tipo: " ma que porr* ?!?! "

@vilarinhos: Eu queria entender: por que Disney?

@fabymm: SEM CRIATIVIDADE. SEM RESPEITO COM NOSSAS TRADIÇÕES.


No Facebook:

Guaraciara: "Parece que só vai ter baile infantil ou, pior, festa de aniversário anos 90."

Andiana: "Eu pensei que já estávamos em outubro... próximo do Dia das Crianças ;o)))) Não entendi nada! Mas...como Carnaval nunca foi meu forte..."

Marinez: "Infantil"

Ana Carolina: "vc ñ sabe se vai ter um musical ou coisa parecida, pq carnaval aquilo ñ é...vergonhoso!"

Silvia: "Não estou em VR, mas posso imaginar o 'BOM' gosto....rsrsrsr !!!"

Anselmo: "É de um mau gosto tremendo!"

***
Em tempo:

1- Me recusei a publicar foto da decoração aqui no blog. Melhor não divulgar, né?

2- Saio agora para curtir o reinado de Momo e retorno semana que vem. Um ótimo carnaval a todos. Curtam a folia com alegria e responsabilidade.

7 comentários:

Carol Lopes disse...

É bom nem colocar foto mesmo, dá vergonha só de olhar.rsr Pensava que só em Angra aconteciam essas coisas, mas acho que é mal da região mesmo. Realmente, faltam pessoas especializadas ou com boa vontade na hora de projetar uma decoração, pq parece serviço de preguiçoso.

Calino disse...

E pelo que conheço da Lei do Direito Autoral, imagens da Disney só podem ser utilizadas após acordo e o pagamento dos direitos patrimonias e morais.hante

Carlos disse...

Achei que ficou muito bonito, mas realmente pra uma outra data festiva, porque pro Carnaval não tem nada a ver. A não ser que haja um show temático... Mas ainda assim está totalmente fora do conceito carnavalesco.

Jader Moraes disse...

Não deixa de ser pitoresco e de mau gosto, mas, sim, tem uma explicação (pelo menos isso!).

É o enredo do Bloco da Vida este ano. Vai falar sobre histórias infantis ou algo assim. Por isso aquelas figuras.

Não gostei. E acho ainda pior quer não haja qualquer menção ao enredo, fica todo mundo sem entender.

Enfim, como parece que o Bloco da Vida é tudo mesmo que VR tem a nos oferecer durante o carnaval, mais uma vez vou dar o fora daqui. Com todo o respeito.

Giovana disse...

Jader e demais,
Fiquei sabendo que o Bloco da Vida inspirou mesmo esta decoração sem pé nem cabeça. Mais sem pé nem cabeça ainda é pensarem que tal bloco representa o carnaval de toda uma cidade. O que eu tenho a ver com isso? Portanto, meus amigos, também tô fora. Mais uma vez, o carnaval de Volta Redonda, pelo menos pra mim, é uma furada. Fui!

GIL ROSZA disse...

Eu já sabia que em VR, alguns setores acham besteira pagar um valor decente aos ótimos, originais e talentosos profissionais de criação que existe aqui, mas sinceramente; achei isso uma completa falta de respeito à nossa inteligência!

Djalma Augusto disse...

Um equivoco é fruto de um outro equivoco. O primeiro grande equivoco é a mercantilização da cultura em Volta Redonda, marginalizando artistas da "terra do ciclópe". Querida blogueira, o senso-comum tem mais força que o bom senso na gestão absolutista do governo Neto!