9 de setembro de 2010

Plataforma por uma Comunicação Democrática

O Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense, em parceria com o Curso de Comunicação do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM promove nesta sexta, 10, às 18h30, um debate sobre democratização da comunicação com candidatos à Assembleia Legislativa Estadual e à Câmara dos Deputados. O encontro será no auditório da Biblioteca Municipal de Barra Mansa (antiga Câmara Municipal), Palácio Barão de Guapi, localizado no centro da cidade.

O objetivo do debate é apresentar a Plataforma por uma Comunicação Democrática, que tem como bases as resoluções da I Conferência Nacional de Comunicação, bem como das conferências preparatórias realizadas no Estado do Rio de Janeiro e na região Sul Fluminense, em 2009.

Conheça o processo:

A etapa nacional da Confecom foi realizada em dezembro de 2009, em Brasília. Os movimentos envolvidos na causa esperam que o caderno de resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação com 600 propostas se torne um documento central para as organizações e movimentos sociais que lutam pela efetivação do direito à comunicação no país. Nele, existem propostas que há muito tempo são defendidas por essas organizações que tratam da produção de conteúdo, meios de distribuição e direitos e deveres e finalidades educativas e culturais da programação, para o setor.

Os exemplos mais lembrados são: a constituição de um Conselho Nacional de Comunicação com poderes deliberativos; a transformação da banda larga em um serviço em regime público; proibição da publicidade direcionada às crianças; regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas; a não-marginalização das rádios comunitárias; a defesa pelos direitos humanos; o fim dos pacotes fechados na TV por assinatura; a regionalização e presença da produção independente no rádio e na TV; e o restabelecimento da exigência do diploma para os jornalistas. Também há propostas que caracterizam os três sistemas – público, privado e estatal – previstos como complementares.

Espera-se a presença de jornalistas, demais profissionais e estudantes de Comunicação Social, para que o setor conheça as propostas pela defesa de direitos e deveres veiculados pela mídia e pela exploração de imagens e assuntos retratados por vezes de forma irreal e deturpada. Na ocasião, além da apresentação da Plataforma por uma Comunicação Democrática elaborada pelo Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense, você também poderá conhecer as propostas e posicionamento dos/as candidatos/as sobre essa temática.

Fonte: Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense

Nenhum comentário: