18 de março de 2009

Boa notícia

RadioTube permite upload de programas de todo o Brasil e a criação de comunidades
Elis Monteiro - O Globo Online - 13/03/2009

RIO - Usando o YouTube e sites de relacionamento como o Orkut como referências, foi criada a rede de cidadania RadioTube www.radiotube.org.br . Como o nome enuncia, o propósito é conectar pessoas ligadas à área de rádio, seja estudantes ou profissionais. Projeto do Criar Brasil (Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio), organização não governamental dissidente do iBase e formada por pessoas que acreditam na força transformadora do rádio, o RadioTube já tem quase mil pessoas cadastradas, que fazem upload de áudios e textos.

Ao contrário do Orkut, o RadioTube não publica álbum de fotos e, diferentemente do YouTube, não recebe vídeos. A rede tem como propósito fomentar a discussão de assuntos como cultura, educação, saúde, orçamento familiar, direitos e deveres. Segundo Rosângela Fernandes, coordenadora do Criar Brasil, a ONG já conta com mais de 1,4 mil rádios comunitárias parceiras e todas foram convidadas a participar do RadioTube e a indicar jovens para capacitação presencial, com o uso de ferramentas de Web 2.0. Na primeira turma, 66 jovens aprenderam a publicar posts e programas no portal.

Mais de 50 emissoras de rádio já estão lá, dentre elas a Rádio Coari, do Amazonas, a Rádio Goitacaz, de Pernambuco, e a Rádio Coité FM, da Bahia.

- Além dos profissionais de rádio, reunimos estudantes de comunicação, universitários (de mais de 20 universidades), gente que produz rádio e o público ligado à sociedade civil e rádios comunitárias - diz Rosângela.

Na rede, os cadastrados podem criar comunidades, sempre com a autorização dos administradores - para garantir segurança e a filtragem de conteúdo impróprio. Há uma equipe de monitoramento e outra para produção de material.

- É uma forma de conhecermos produções diversificadas, de várias regiões do Brasil. É um espaço para conhecer o rádio e entender como ele é usado Brasil afora.

Os formatos de áudio universais usados pelo portal - WAV, MP3 e WMA - assim como os formatos de software livre, facilitam o acesso aos programas. Além disso, todo o conteúdo do RadioTube pode ser compartilhado, desde que para fins não-comerciais. O site adota licença Creative Commons - o usuário pode copiar, distribuir, exibir e executar qualquer publicação, além de usá-las como ponto de partida para outras criações, desde que seja dado o crédito ao autor.
.

Nenhum comentário: