27 de março de 2009

Região realiza Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação

.
Será neste sábado, dia 28 de março, o I Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação da Região Sul Fluminense. O evento é promovido pelo Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense e acontecerá na Câmara Municipal de Volta Redonda de 14 às 18 horas. Ele pretende reunir profissionais de Comunicação, rádios e outros veículos de comunicação comunitários e alternativos, representantes de movimentos populares, sindicais, estudantis, culturais e a sociedade civil em geral de diversos municípios da região.

Na programação, após a recepção, credenciamento e apresentação, está prevista a palestra “Conferência Nacional de Comunicação: o que é, quem participa e importância”, que terá como expositores membros da Comissão Estadual Pró-Conferência Nacional de Comunicação, representando entidades como o Clube de Engenharia, Conselho Regional de Psicologia, Sindicato dos Petroleiros e Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação.

Em seguida, será realizada reunião plenária de organização do movimento pró-Conferência Nacional de Comunicação no Sul Fluminense. O objetivo é a aprovação de propostas de mobilização dos movimentos sociais, do calendário de atividades, da abrangência e data indicativa da Conferência Regional de Comunicação do Sul Fluminense e a organização da Comissão Pró-Conferência da Região.

Governo promoverá Conferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no Fórum Social Mundial, a realização da I Conferência Nacional de Comunicação, uma antiga luta do Movimento pela Democratização da Comunicação. O decreto presidencial oficializando a convocação da Conferência é esperado para breve. Ele deverá ser seguido por portaria regulamentadora do Ministério das Comunicações, que detalhará calendário, etapas, organização e critérios de participação na Conferência. Entretanto, há uma proposta de calendário indicando que as etapas municipais e/ou regionais deverão acontecer até 22/06/2009, as estaduais até 15 de setembro e a nacional em dezembro (1, 2 e 3/12/2009).

Seguindo o modelo das demais conferências nacionais, como Saúde, Direitos Humanos e Educação, a Conferência de Comunicação deverá ter caráter amplo e democrático, abrangendo representações do governo, da sociedade civil e empresários. Ela será nacional, mas deverá contemplar, no mínimo, etapas regionais e estaduais, quando haverá discussão do tema, apresentação de propostas e eleição de delegados. Os objetivos do evento são, dentre outros, identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil, fazer um balanço das ações do Poder Público na área e propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.

Contatos e mais informações:

Mídia Insana

José Roberto (Maninho) - (24) 8802-5565
Leslie - (24) – 9976-7742
Lívia - (24) 9828-1840
Alvaro Britto - (24) 9918-2329
.

Nenhum comentário: